Perguntas Frequentes

O que são Fundos de Investimento?

Em poucas palavras Fundo de Investimento é um produto financeiro onde o capital/dinheiro dos investidores/quotistas são arrecadados numa conta única para ser administrado por profissionais que farão a aplicação em ações, títulos, imóveis e outros instrumentos de investimento. O resultado dos investimentos serão então distribuídos aos quotistas conforme capital investido ou número de quotas.

Como será aplicado o dinheiro arrecado dependerá da Política de Investimento de cada fundo e será administrado por profissionais de investimento.

O resultado do fundo dependerá das variações e condições de mercado. Assim após a compra do fundo, o investidor poderá obter lucro caso a administração do fundo tenha sido boa/favorável, ou ao contrário se a administração do fundo não tenha sido boa, resultar em prejuízo. Todos direitos e resultados da administração do fundo serão distribuídos aos quotistas conforme valor investido sejam lucros ou prejuízos.

Assim Fundo de Investimento não tem garantia de retorno do capital investido. Este é um ponto importante que difere da poupança ou depósito bancário e requer atenção e cuidado.

Fonte: Associação dos Gestores de Fundos de Investimento

Nem banco nem corretora, o Excelbanco é um IFA, agente de investimentos. É uma empresa que faz a intermediação de produtos e serviços das corretoras para clientes pessoa física e jurídica. IFA são as iniciais de Independent Financial Advisor assim denominado o agente de investimentos no Japão.

Agente de Investimentos ou IFA (do inglês Independent Financial Advisor) é um serviço financeiro que permite à empresa registrada junto ao Primeiro Ministro do Japão prestar os seguintes serviços:

  1. Intermediação de transações de títulos mobiliários.
  2. Intermediação de produtos financeiros transacionados no mercado financeiro japonês.
  3. Intermediação de oferta inicial de títulos mobiliários e/ou fundos privados.
  4. Intermediação de contratos de administração de bens e/ou consultoria de investimentos.

Ainda, os funcionários e diretores engajados na atividade de intermediação deverão estar credenciados como corretores junto à Associação dos Corretores de Valores do Japão - JSDA.

O Excelbanco Asset Management é empresa registrada junto ao Ministério das Finanças do Japão - Escritório Regional de Kanto como agente de investimentos IFA. Registro número 442 (金融商品仲介業者 関東財務局長(金仲)第442号) e é filiado as seguintes corretoras:

Ace Securities Co., Ltd.エース証券株式会社
Securities Japan Inc.株式会社証券ジャパン
Nobata Securities Co., Ltd.野畑証券株式会社

1) Maior leque de produtos e imparcialidade

Por operar com várias corretoras e não haver imposição de metas de venda pelas corretoras, o IFA tem uma posição mais neutra, podendo dar melhor consultoria quanto aos produtos de investimento oferecidos por cada corretora. Poderá também oferecer um leque maior de produtos, opções e combinações voltadas para as necessidades e perfil de investimento de cada investidor.

2) Relacionamento de Longo Prazo

Os consultores IFA não sofrem remanejamento periódico, diferentemente das corretoras japonesas. Assim o cliente poderá contar com consultores que conhecem suas necessidades e objetivos de longa data, podendo dar melhor assistência e acompanhamento no decorrer dos anos e do investimento.

3) Mesmas tarifas

Dependendo da corretora ou produto as tarifas serão diferentes. consulte-nos sobre detalhes das tarifas.

Como por lei (Lei sobre Transações de Produtos Financeiros) o agente IFA não pode receber valores monetários ou títulos mobiliários diretamente do cliente (todas transações monetárias/mobiliárias serão efetuados sempre através das corretoras), não haverá assim efeito no capital investido do cliente por falência do agente IFA.

Mercado Futuro

O que é Mercado Futuro?

Mercado Futuro de Índice Nikkei225

Mercado Futuro de Índice Nikkei225-Mini

O que é Mercado Futuro?

Mercado Futuro ou Mercado de Contratos Futuros é um mercado onde se transacionam contratos que representam um compromisso de compra ou venda de um ativo a ser efetuado/realizado numa data futura ou prazo. Esta operação por ser derivada/baseada em um movimento de um ativo real primário (petróleo, ouro, soja, milho, ações e índice de bolsas entre outras) é classificada como um produto financeiro derivativo.

Os Contratos Futuros surgiram primeiramente como um instrumento para proteger os produtores/agricultores e suas safras das oscilações do mercado. Contratando-se uma operação de Contrato Futuro, onde o agricultor vende o contrato para a época da colheita/safra, ele se protege de uma eventual supersafra e preços baixos. Por outro lado, o comprador do contrato, uma fábrica, resguarda-se de uma eventual escassez de produto e aumento do preço. Assim ambos ao efetuarem a transação agora, protegem-se dos riscos de oscilações futuras.

Mercado Futuro de Índice Nikkei225

Primeiro, o que é Nikkei225? Nikkei225 é o nome do índice da Bolsa de Valores de Tóquio. O índice é composto pelas 225 ações de companhias mais representativas da bolsa japonesa. Olhando-se o índice Nikkei225 é possível saber como está o mercado japones como um todo. Tamanho do Contrato: Cada Contrato Futuro de Nikkei225 equivale 1000 vezes o índice Nikkei225, ou seja se o índice Nikkei estiver em 10,200 pontos, o contrato vale

10,200,000 ienes (10,200 x 1,000).

Prazo dos contratos: Os Contratos Futuros com Nikkei225 tem prazos de vencimento trimestrais (março, junho, setembro e dezembro). Os vencimentos ocorrem na segunda sexta-feira desses meses e tem o nome de SQ (do inglês Special Quotation ou cotação especial).

Como funciona: O comprador do Contrato Futuro Nikkei225, prevendo uma alta da bolsa e consequentemente do índice faz uma operação de compra junto à corretora e mantém posição comprada até atingir o nível do seu prognóstico ou até o vencimento do contrato.

Caso atinja o nível desejado faz-se a venda do contrato e encerra-se a posição.

Como exemplo:

Caso 1: Comprando-se 1 contrato Futuro Nikkei225 a 10,200 e caso o índice suba 100 pontos para 10,300 onde resolvamos vendê-la e encerrar a posição, o resultado é:

(10,300-10,200)x1,000=100,000 ienes de lucro*

Caso 2: Ao contrário, se o índice cair para 10,150 e fecharmos a posição, o resultado será:

(10,150-10,200)x1,000= -50,000 ienes de prejuízo*

*(lucro/prejuízo bruto sem considerar custos de corretagem)

Caso a posição seja mantida até a data do vencimento(SQ), a posição será encerrada automaticamente pelo valor SQ calculada pela Bolsa de Valores de Osaka. A diferença será creditada ou debitada da sua conta junto a corretora.

A compra ou venda do contrato poderá ser feita a qualquer hora dentro do período de funcionamento dos Contratos Futuros (9h00 às 11h00, 12h30 às 15h10 e 16h30 às 20h00). Assim pode se iniciar uma posição pela manhã e liquidá-la à tarde. Não há limite no número de transações.

Uma outra característica dos Contratos Futuros é a possibilidade de se iniciar a posição com um contrato de venda quando há expectativa de queda e resgatá-la (comprá-la) posteriormente. Assim é possível aplicar mesmo num mercado com tendência de baixa.

O valor de cada contrato Futuro Nikkei225 é alto, mas não é necessário ter toda essa quantia, os Contratos Futuros permitem que sejam feitas transações colocando-se apenas uma fração desse montante como depósito ou margem de garantia. A margem de garantia necessária para manter uma determinada posição é 100% da margem calculada pelo método SPAN, sendo o mínimo de 500,000 ienes.

Reavaliação da posição e da margem de garantia:

Diariamente no fechamento do dia, é feito uma reavaliação da posição contratada para se recalcular o depósito mínimo necessário. O cálculo é feito pelo sistema (método SPAN®) e caso haja necessidade de recompor a garantia (em caso da posição desfavorável), um depósito adicional deverá ser feito impreterivelmente (sem falta) até o meio-dia do dia útil seguinte.

***Observação importante: Caso não seja feito o depósito até o meio-dia do dia útil seguinte, todas as posições do cliente serão liquidadas automaticamente.***

※1 SPAN® é um sistema de análise e controle de risco desenvolvido em 1988 pela Bolsa de Mercadorias de Chicago (Chicago Mercantile Exchange). É sistema padrão de fato para análise de riscos de contratos futuros e de opções.

※2 As marcas SPAN® e PC-SPAN® são de propriedade da CME que autorizou sua utilização à Bolsa de Valores de Osaka. A CME não se responsabiliza por nenhum prejuízo que possa advir da utilização desses sistemas (SPAN® e PC-SPAN®) por empresas, entidades ou indivíduos.


Mercado Futuro de Contratos Nikkei225-Mini

O que são?

O funcionamento e regulamentos são praticamente idênticos aos Contratos Futuros Nikkei225 acima, porém são contratos que valem 1/10 deles. Assim, cada contrato de Nikkei225-Mini vale 100 vezes o índice Nikkei225. Caso o índice Nikkei225 esteja a 10,200 um contrato mini vale:

10,200 x 100 = 1,020,000 ienes

Exemplo de transação de 1 contrato Nikkei225-Mini:

Caso 1: Comprando-se 1 contrato Futuro Nikkei225-Mini a 10,200 e caso o índice suba 200 pontos para 10,400 onde resolvamos vendê-la e encerrar a posição, o resultado é:

(10,400-10,200)x100=20,000 ienes de lucro*

Caso 2: Ao contrário, se o índice cair para 10,150 e fecharmos a posição, o resultado será:

(10,150-10,200)x100= -5,000 ienes de prejuízo*

*(lucro/prejuízo bruto sem considerar custos de corretagem)

Caso a posição seja mantida até a data do vencimento(SQ), a posição será encerrada automaticamente pelo valor SQ calculada pela Bolsa de Valores de Osaka. A diferença será creditada ou debitada da sua conta junto a corretora. A compra ou venda do contrato poderá ser feita a qualquer hora dentro do período de funcionamento dos Contratos Futuros (9h00 às 11h00, 12h30 às 15h10 e 16h30 às 20h00). Assim pode se iniciar uma posição pela manhã e liquidá-la à tarde. Não há limite no número de transações.

Uma outra característica dos Contratos Futuros é a possibilidade de se iniciar a posição com um contrato de venda quando há expectativa de queda e resgatá-la (comprá-la) posteriormente. Assim é possível aplicar mesmo num mercado com tendência de baixa.

Assim como nos Contratos Futuros Nikkei225 não é necessário ter em depósito todo valor do mini contrato, os Contratos Futuros permitem que sejam feitas transações colocando-se apenas uma fração desse montante como depósito ou margem de garantia. A margem de garantia necessária para manter uma determinada posição é 100% da margem calculada pelo método SPAN (1/10 da margem do Nikkei225)

Reavaliação da posição e da margem de garantia:

Diariamente no fechamento do dia, é feito uma reavaliação da posição contratada para se recalcular o depósito mínimo necessário. O cálculo é feito pelo sistema (método SPAN®) e caso haja necessidade de recompor a garantia (em caso da posição desfavorável), um depósito adicional deverá ser feito impreterivelmente (sem falta) até o meio-dia do dia útil seguinte. Caso não seja feito o depósito, todas as posições do cliente serão liquidadas automaticamente.

***Observação importante: Caso não seja feito o depósito até o meio-dia do dia útil seguinte, todas as posições do cliente serão liquidadas automaticamente.***

※1 SPAN® é um sistema de análise e controle de risco desenvolvido em 1988 pela Bolsa de Mercadorias de Chicago (Chicago Mercantile Exchange). É sistema padrão de fato para análise de riscos de contratos futuros e de opções.

※2 As marcas SPAN® e PC-SPAN® são de propriedade da CME que autorizou sua utilização à Bolsa de Valores de Osaka. A CME não se responsabiliza por nenhum prejuízo que possa advir da utilização desses sistemas (SPAN® e PC-SPAN®) por empresas, entidades ou indivíduos.